• 25 NOV 17

    Cuidados e vitaminas

    Cuidados com as quedas de cabelos baseada na reposição de vitaminas, minerais e compostos bioativos.

     

    No começo de minha carreira como médico, hesitei no que diz respeito a incorporar conceitos ortomoleculares em tratamentos de pacientes com quadros capilares de difícil solução, sejam eles as quedas capilares, problemas de couro cabeludo ou comprometimentos da qualidade dos fios.

    Depois de alguns anos estudando intensamente sobre certas abordagens utilizadas em ortomolecular, comecei a aplicar gradativamente o que aprendia em estudos científicos, livros e eventos da área, trazendo para a realidade de minha clínica novas propostas de tratamentos e exames diagnósticos.

    Constatei que muitos pacientes que se queixavam de dificuldades em dar continuidade a outros tratamentos capilares, principalmente aqueles que já tinham passado por outros tratamentos, melhoravam de maneira significativa na medida que passavam a incorporar em seus cuidados essas novas propostas.

    Certas prescrições em que eram incorporados certos minerais, vitaminas  e aminoácidos tinham efeito positivo. Corrigiam os problemas causados pelo desequilíbrio dos oligoelementos corporais e conduziam os pacientes a uma melhora mais rápida e expressiva de seus problemas.

    Vale lembrar aqui que nem sempre é a deficiência ou a suficiência de minerais e vitaminas do corpo que causa problemas. Mas sim, a maneira como esses elementos atuam em nosso organismo, como se equilibram, ou contribuem uns com as propriedades positivas dos outros.

    Cada vez mais, os estudos apresentam constatações importantes sobre a relevância de vitaminas, minerais e aminoácidos nos cuidados com os cabelos. Compostos bioativos, extraídos de plantas, também provam sua eficácia e também passam a integrar o receituário médico. Já citei aqui no blog artigos sobre o uso do saw palmeto e do ginseng panax como fontes de compostos bioativos comprovadamente eficazes na calvície androgenética.

    O caminho do aprendizado sobre a utilização desses elementos nos receituários de tricologia foi e continua sendo trilhado com muita dedicação, estudo e investimento de tempo. Os resultados, foram colhidos sempre com um olhar crítico e reflexivo. Todo pautado numa abordagem humanizada onde o indivíduo que tem o problema é mais relevante que o problema em si.

    É muito evidente para mim que cuidar dos problemas capilares não é algo tão simples. Exige uma atenção que transcende a pele e os cabelos em si, pois temos que pensar não apenas na recuperação dos fios de cabelos, ou no controle de uma queda capilar, mas também em não fazer surgir, por conta de nosso receituário e orientação médica, efeitos colaterais que possam interferir de forma negativa em outros aspectos da vida do paciente.

    Por isso, e por notar que a contribuição do uso de vitaminas, minerais, aminoácidos e compostos bioativos feita de maneira responsável e bem indicada pode ser uma ferramenta eficiente na área de tricologia, é que me permito, sempre que estou pensando sobre uma forma segura de colaborar com meus pacientes, fazer uso desses complementos.

    Outros artigos

    • Dermatologia

      Equipe integrada para melhor atendê-lo nos tratamentos dermatológicos.

    • Estética Integrativa

      Integração é o que rege o atual cenário do mercado de saúde estética.

    • Laser de depilação

      Estamos sempre nos atualizando para melhor atendê-los.

    • Toxina Botulítica

      A toxina botulínica tem efeito restrito a área desejada, pois músculos relacionados a outras expressões não são afetados.

Departamentos

  • Consultas

    Agende sua consulta pelo nosso formulário ou pelos telefones e endereços que estão em nosso site.

  • Estética facial corporal

    Cuidados dermatológicos, estética facial e corporal e estética integrativa.

  • Tricologia em Médicina

    Tratamentos para Calvície feminina e masculina

Artigos

  • Tratamentos e procedimento executados por nossa equipe médica e interdisciplinar.

  • Tratamento Capilar. O que esperar?

  • Cuidados com a queda de cabelos baseada na reposição de vitaminas, minerais e compostos.

  • Equipe integrada para melhor atendê-lo nos tratamentos dermatológicos.

  • Integração é o que rege o atual cenário do mercado de saúde estética.

  • Queda de cabelo desesperadora . O que fazer?

  • A Alopecia Areata (AA) é uma manifestação que chama atenção.

  • Tratamentos mais atuais para a alopecia areata em crianças.

  • Muitos não aceitam que o estresse possa, ser motivo de queda de cabelo.

  • Queda de cabelo por problemas alimentares. Uma Realidade